Aula 7 - Formação dos Estados nacionais

 


































  • Formação dos Estados nacionais:

    • Compreender o surgimento dos Estados nacionais.
    • Comparar os significados de território, fronteiras e espaço vazio em contextos históricos diversos.
    • Refletir sobre visões dualistas considerando diversidade cultural e histórica.
  • Debate sobre Estado, nação ou governo:

    • Significado de ser parte de um Estado ou nação ao nascer e habitar um território.
    • Discussão sobre se grupos étnicos, como os povos indígenas, possuem Estados ou nações.
  • Mudança nos conceitos de fronteira e território:

    • Fronteira não é apenas um limite físico ou político, mas envolve práticas sociais, relações e ações políticas.
    • Reflexão sobre como fronteiras e limites estão ligados ao poder, estabelecendo domínios e demarcando territórios.
  • Conceito de nação:

    • Emergência da ideia de nação na Europa nos séculos XVIII e XIX.
    • Composição da identidade nacional: identidade compartilhada, território delimitado, governo e soberania, cidadania, consciência nacional e história comum.
  • Debate sobre nação:

    • Discussão sobre o que é necessário além da origem étnica, idioma e costumes para constituir uma nação.
    • Elementos adicionais como território definido, instituições políticas, consciência nacional e símbolos patrióticos.
  • Resultado político da crise do século XIV:

    • Declínio econômico, descontentamento popular, fome, escassez, desorganização social, peste negra e Guerra dos Cem Anos como manifestações da crise.
    • Emergência do Estado absolutista como solução para os problemas decorrentes da crise.
  • Mudanças políticas e administrativas dos Estados nacionais absolutistas:

    • Centralização do poder nas mãos dos monarcas.
    • Criação de instituições burocráticas para administrar os territórios, consolidando a presença do Estado na gestão das atividades sociais e econômicas.
  • Estado: Uma entidade política com autoridade sobre um território e uma população, reconhecida internacionalmente, com monopólio do uso legítimo da força.

  • Nação: Um grupo de pessoas com uma identidade cultural, histórica, linguística ou étnica comum.

  • Governo: A autoridade ou grupo responsável por tomar decisões e implementar políticas dentro de um Estado.

  • Território: A área física delimitada por fronteiras geográficas sobre a qual um Estado exerce sua soberania.

Leia o texto abaixo.

[...] O conceito é complexo e multifacetado, sendo abordado de diversas maneiras em diferentes disciplinas, como a sociologia, a ciência política e a história. No entanto, de maneira geral é compreendido como uma comunidade política, cultural e, por vezes, étnica, caracterizada por uma identidade compartilhada e uma ligação emocional entre seus membros. [...]

Material Digital - Seduc - 2o Bimestre.

Esse fragmento caracteriza um conceito importante. Que conceito é esse?
A) Território.
B) Estado.
C) Nação.
D) Povo.
E) País.

Comentário do item

Professor, é importante nesse item que o estudante seja capaz de compreender que a ideia de Nação surgiu na Europa nos séculos XVIII e XIX e foi influenciada pelo Iluminismo e Romantismo, movimentos literáriosque enfatizavam a importância da identidade nacional, da cultura e da língua para a construção de uma sociedade justa e livre.

Aula 7 - Formação dos Estados nacionais.

























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